Dando continuidade ao conteúdo abordando a teoria musical, nesse artigo entenderemos melhor os Elementos da Música. Com a proposta de trazer uma experiência audiovisual, peço que observem cada elemento e sinta as suas diferenças vendo e ouvindo os exemplos musicais. Mostro aqui, situações práticas conforme o vídeo a seguir:
Muitos de nós estamos envolvidos com a música diariamente, mas, as vezes fica difícil encontrar tempo para analisarmos quais são os seus elementos e a forma prática como isso tudo acontece. Então, hoje vamos conferir os Elementos da Música, estudando cada um separadamente e suas aplicações no contexto musical.
A Música é formada por 3 elementos: O Ritmo, a Melodia e a Harmonia.
RITMO
Teoricamente falando, o ritmo é o movimento do tempo e suas variações. É através dessas variações rítmicas que nós sentimos aquela vontade de dançar ou acompanhar a música com palmas e movimentos corporais. O ritmo é o elemento que traz o envolvimento sincronizado do tempo musical.
MELODIA
Quando nós assobiamos aquela música preferida ou cantarolamos aquela canção que não sai da nossa cabeça, estamos expressando a parte melódica. Em termos musicais melodia é a sequência de notas que nos permite reconhecer uma música, ou seja, é o solo ou a parte cantada de uma canção.
HARMONIA
É importante saber que a harmonia é a combinação de notas musicais que são tocadas ao mesmo tempo. São notas que tem uma combinação entre si e soam agradáveis aos nossos ouvidos. Em outras palavras é um acordo harmonioso entre as notas musicais. Geralmente nas orquestras ou grupos musicais, alguns instrumentos fazem a harmonia como acompanhamento base, enquanto um cantor ou outro instrumento se ocupa em solar a melodia.
No vídeo acima, vimos vários detalhes de como podemos perceber os Elementos da Música. São características importantes para o estudo musical. Esse é um assunto muito amplo, e por isso, te convido a expor sua opinião nos comentários abaixo.